top of page

Ação Nós Por Nós

A Ação Nós Por Nós é, antes de tudo, um grito de autonomia e respeito que não mais se contenta em ficar entalado na garganta de mulheres sistematicamente invisibilizadas e violentadas em sua dignidade.

WhatsApp Image 2018-06-07 at 11.42.37.jpeg

Quem somos

A Ação Nós Por Nós é, antes de tudo, um grito de autonomia e respeito que não mais se contenta em ficar entalado na garganta de mulheres sistematicamente invisibilisadas e violentadas em sua dignidade. A Ação Nós Por Nós teve início  a partir do momento que a ativista social Roberta Ribeiro, moradora de Duque de Caxias (RJ), após pesquisar sobre empoderamento e feminismo, decidiu partilhar estes conhecimentos adquiridos com as mulheres que ela julgava possuírem maior necessidade de acesso a tais saberes, seja por conta da situação de fragilidade social e suscetibilidade a abusos (racismo, violência doméstica, assédio moral e sexual etc) em que estas mulheres estavam inseridas, seja pela falta crônica de acesso à informação e grupos de ajuda, cenário que dificulta a busca por autonomia e reforça a estrutura perversa da violência contra a mulher – principalmente a mulher preta e pobre.  

Com isso, em novembro de 2016, nasce a Ação Nós Por Nós, que tem por objetivo viabilizar e democratizar o acesso à informação, além de, oportunamente, criar uma rede de trocas de experiências, saberes e visões, para que mais mulheres tenham consciência acerca de seus direitos e da condição feminina na sociedade, fazendo desta consciência uma ferramenta de fomento da sua própria dignidade enquanto cidadãs. Para isso, o projeto depende da participação de colaboradoras que se unem voluntariamente na tentativa de levar esses saberes até a residência e o cotidiano das pessoas, por meio de cartas - entregues de porta em porta -, cartazes - espalhados pela cidade -, e palestras, acrescidas de rodas de conversa gratuitas sobre temas pertinentes ao processo de empoderamento e respeito.   Nosso projeto já atingiu cerca de nove cidades de nosso país, não ficando restrita apenas para o estado do Rio de Janeiro. Atualmente contamos com colaboradoras de outros estados como o Amazonas e São Paulo.

Entre em contato

Nossas ações

Tudo começa com a vontade de fazer a diferença

Cartinhas e lambes 

A Ação Nós Por Nós conta com cartas e cartazes temáticos (popularmente conhecidos como “lambes”) que instruem e esclarecem sobre tópicos do interesse das mulheres e da sociedade como um todo e carecem de debate aprofundado, tais como o estupro e a culpabilização da vítima, a imposição social de padrões de beleza, os relacionamentos abusivos, a violência física e psicológica, a importância da construção da autoestima etc. Acreditamos que o  primeiro passo na direção do empoderamento feminino é a informação a respeito de seus direitos, e tanto as cartas como os cartazes visam atingir todos os grupos de mulheres, independentemente de idade, raça etc.

Entre em contato
cartinha1.png

Projeto Absorvendo Amor 

Temos por objetivo arrecadar absorventes íntimos para a posterior doação para pessoas que menstruam e que estão em estado de fragilidade ou abandono, como pessoas em cárcere ou estado de rua.

Estamos trabalhando duro no Absorvendo Amor, com o intuito de ajudar minimamente a higiene de pessoas necessitadas.

Entre em contato para doar,  ou cadastrar um ponto de recolhimento ou recebimento.

Da8nPPXWsAEUCjM.jpg

Palestras

A Ação Nós Por Nós oferece rodas de conversas e palestras em escolas, universidades, ONGs, centros culturais e urbanos. Atualmente contamos com duas palestrantes no estado do Rio de Janeiro, a nossa fundadora , ativista e educadora Roberta Ribeiro, e a estudante de administração Ana Carolina Gomes.
Já ministramos rodas de conversas e palestras na Universidade Federal Fluminense, Ong Rede Cidadã, escolas pública e privadas, Exposição Fotografa Elas e etc.
Com nossas falas pretendemos potencializar mais pessoas, conscientizando a cerca de seus direitos, potências e opressões do sistema.
A Ação conta com um catálogo de temas disponíveis.

WhatsApp Image 2018-06-07 at 11.56.38.jpeg

Fotografa Elas

Quantas vezes ao olhar-se no espelho, você se entristeceu com o que via?

Quantas vezes se envergonhou de ser exatamente como você é?


A mídia, em geral, vende imagens estereotipadas de mulheres idealizadas, cujo padrão de beleza se mostra muito distante da realidade brasileira, sendo impossível de ser alcançado. O reforço dessa "beleza" eurocêntrica irreal pelos meios de comunicação prejudica diretamente a visão que a mulher possui de si mesma, diminuindo cada vez mais sua autoestima e colaborando para que se crie um sentimento de rivalidade entre mulheres, além de endossar um consumismo exagerado em nome de um padrão de beleza. 


 Pensando nesse dilema que aflige quase todas as mulheres da nossa sociedade e nessa luta diária que é o empoderamento de se reconhecer como uma mulher perfeita e bela,  é que a Ação Nós Por Nós propõe o projeto

"Fotografa Elas", cujo mote é que “a minha beleza não anula a sua”. O nosso objetivo é cultivar o sentimento de empatia entre nós, mulheres a quem chamamos de irmãs.  O projeto "Fotografa Elas" coloca sob as lentes da fotógrafa Taiany Cappozzi, mulheres reais que admiramos no nosso dia-a-dia e que expressam beleza, resistência, garra,  a força e enfrentamento. 


Nossas convidadas são únicas, especiais e mostram com sabedoria o empoderamento que deve nos unir e não segregar. 

Desse modo, o projeto "Fotografa Elas" é representativo da diversidade social, racial, etária da beleza feminina e dos diferentes valores de beleza que a Ação Nós Por Nós procura reforçar em suas iniciativas.

Exposição

A finalização dessas atividades se deu com uma exposição dos ensaios fotográficos, onde entregamos a essas mulheres suas fotografias e exibimos os resultados como forma de contribuir para desautomatização do olhar acostumado com valores de beleza impostos e irreais.  Com essa iniciativa, a Ação busca criar espaços para a beleza da mulher real.

Na programação desse evento, tivemos ainda roda de conversas com as modelos, nas quais as mulheres fotografadas poderão contar um pouco de sua história e seus sentimentos ao participarem do projeto.

 A abertura da exposição foi na Casa Porto, no dia 11 de novembro de 2017.

Atualmente levamos a Exposição Fotografa Elas para centros culturais, universidades, escolas e outros centros de ensino.

"Solidão não me chantageia os dias"

WhatsApp Image 2018-06-07 at 11.52.42.jpeg

Entre em contato

Thanks for submitting!

WhatsApp Image 2018-06-07 at 12.49.38.jpeg
bottom of page